Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.
Indústria alimentícia
O termo Indústria Alimentícia é bem amplo e engloba categorias de vários segmentos, inclusive já abordados de forma específica em nossos contéudos, como é o caso dos Laticinios, Frigoríficos, Bebidas, Frutas e Verduras, entre outros.
Cada um dos segmentos que compõem a Indústria de Alimentos têm suas particularidades e tratos distintos no que se refere a aplicação da Refrigeração em seus processos.
De uma forma mais ampla, quando se olha a Indústria Alimentícia em geral, a refrigeração é tida como fundamental para produção, transporte e armazenagem dos alimentos. O controle da temperatura em todas as etapas do processo aumenta o tempo de conservação desses produtos, além de evitar sua contaminação por agentes infecciosos que prejudicam a saúde da população.
O frio impede a reprodução de micro-organismos patogênicos, que causam intoxicação ou infecção alimentar. Você sabe a diferença entre essas doenças? A intoxicação é causada pelas toxinas que o microrganismo produz. Já a infecção é resultado do crescimento do microrganismo no trato intestinal.
Uma das estratégias para prevenir essas doenças é preservar a integridade dos alimentos através da refrigeração. Essa é a razão pela qual há tantas regras e referências normativas para a indústria alimentícia. E também um dos motivos que faz a Deltafrio acreditar tanto na segurança alimentar através de refrigeração inteligente.
Além de preservar a saúde, a refrigeração correta dos alimentos evita perdas de estoque, reduz custos, otimiza o consumo de energia e garante a qualidade do produto que chega à mesa do cliente final. Dessa maneira, a temperatura correta deve ser mantida em toda a cadeia do frio.
Refrigeração no transporte de alimentos
Pouco adianta ter um ambiente propício para a conservação dos alimentos no local onde eles foram fabricados e no local onde serão vendidos ao consumidor final se não existe o transporte apropriado entre os dois lugares.
O transporte de perecíveis também precisa seguir uma série de normas para conservar as características orgânicas dos produtos. A média de temperatura de alimentos que precisam ser resfriados varia entre 4 °C e 7 °C e, para os que necessitam congelamento, entre -18 °C e -15 °C.
Refrigeração nos supermercados
Somando mais de 90 mil lojas no setor, os supermercados são as principais fontes de alimentos para os brasileiros (sejam as compras feitas presencialmente ou online). Uma das razões é porque estes estabelecimentos reúnem comidas de diversos setores produtivos, como frigoríficos, laticínios e farináceos. Um dos grandes desafios dos supermercadistas é ter de armazenar todos esses produtos, já que cada um deles tem uma necessidade específica de resfriamento ou congelamento.
Isso faz com que um dos maiores pesadelos destes empresários seja a redução de shelf life (vida de prateleira) dos produtos por falha na refrigeração. Pensando nisso, a Deltafrio oferece soluções como condensadores evaporativos a ar remoto, evaporadores de média e baixa vazão para câmara fria e evaporadores de duplo fluxo de ar para sala de processo.
Refrigeração como prevenção de riscos legais
A refrigeração adequada pode, inclusive, proteger o negócio de ações judiciais. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) dá direito aos clientes processarem vendedores, distribuidores e fabricantes por danos morais caso tenham ingerido, ou simplesmente sido expostos, a produtos impróprios para o consumo.
Segundo o CDC, estes são “I - os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos; II - os produtos deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação; III - os produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam.”. Caso a pessoa tenha prejuízos em função da ingestão de produtos impróprios (como impossibilidade de trabalhar e despesas médicas), ela também pode incluir danos materiais no processo.
Refrigeração para a saúde das pessoas
Como você pôde perceber, a importância da refrigeração para a saúde das pessoas é enorme. Aqui na Deltafrio, sempre trabalhamos com isso em mente, por isso, fabricamos evaporadores e condensadores de alta qualidade e confiáveis para salas de processamento, túneis de congelamento e câmaras frias.
Se você está procurando saber mais como a refrigeração pode trazer segurança em alguma etapa de seu processo de produção, transporte ou almazenagem de alimentos, contate nosso time de especialistas.
Veja algumas aplicações do segmento:
Vídeos
Fale com nossa equipe
Preencha o formulário a seguir e nos conte sua necessidade para ajudarmos você e sua empresa da melhor forma.